Kalfritec - Engenharia e Inovação em Refrigeração Industrial

Qual esteira de GIROFREEZER escolher

O Tipo de Esteira a ser escolhida depende tipicamente do produto a ser congelado e do valor do investimento desejado pelo Cliente

O Processo

Em relação à escolha certa da esteira a ser utilziada, o tipo de produto a ser congelado é quem vai determinar o tipo de esteira a ser usada no Giro Freezer podendo esta ser fabricada em aço inox ou em poliacetal antiaderente. Importante destacar que a largura da esteira e a quantidade de níveis do equipamento está diretamente ligada ao volume de produção desejado. Quanto maior a quantidade de produto a ser congelado, maior q quantidades de níveis do túnel.

Esteira Inox

As esteiras inox possuem uma caractersiticas marcante que é a durabildiade e a resdisência à corrosão. É adequada para ambientes que exigem altos padrões de higiene como as industrias de proteína animal, como frango, peixes, bovinos e suínos como exemplo.

Suas características principais são: Longa vida, facilidade de limpeza, mais robuztez ao equipamento, conseguimos reduzir o raio fazendo com que o equipamento seja mais compacto

O GIROFREEZER com a esteira inox é muito valorizado por empresas que buscam eficiência e qualidade no processo de congelamento, segurança e higiene alimentar bem como empresas que buscam negociar com o mercado externo, conhecido como demasiadamente exigente.

Esteira em Policatetal Antiaderente

A esteira em Poliacetal Antiaderente é uma solução avançada para o congelamento IQF em GIROFREEZER pois é desenvolvida com materiais de alta resistência confeccionadas em poliacetal antiaderente, um material termoplástico conhecido por sua resistência mecânica, baixo atrito, alta durabilidade. Em função de suas caracteristicas, evita que os produtos grudem em sua superfície descolando facilmente na saída do congelamento. Os principais produtos que utilizam o processo de congelamento IQF em GIROFREEZER com esteira em poliacetal antiaderente são os pães em geral (pão de queijo, pão frances etc) assim como produtos como polpas de frutas produtos já embalados como marmitas etc.

Como são modulares melhoram a eficiência do processo e reduzem o tempo de parada para troca das esteiras. Sua escolha é recorrente para as empresas que buscam qualidade e eficiência com um melhor custo benefício para o equipamento.

Tipos de Produto a ser Congelado pelo processo IQF

Os produtos mais comumente encontrados no mercado cujo processo de congelamento foi realizado através do processo IQF Individual Quick Frozen (IQF) são: cortes de frango, pescados e frutos do mar em geral, almôndegas, hambúrgueres, cubos e iscas de carne, massa crua de pão de queijo, massa crua de pão francês, marmitas e preparados prontos como lasanhas, polpas de frutas, fruras in natura, legumes, batata palito, polenta palito, brócolis e grãos como ervilha, milho, grão-de-bico, etc.

Como ocorre o processo

O produto, sendo ele vindo de uma formadora (como hamburguer, pão de queijo ou pão francês), os cortes como os de frango e pescados por exemplo, são posisionados na esteira e entrada do GIROFREEZER posisionada geralmente na parte inferior, percorre todo o perímetro sobre a esteira que gira em forma de espiral (caracol) em um ambiente com temperaturas inferiores a -30º C daí o nome GIRO FREEZER, após o tempo de retenção ou tempo de congelamento, o produto sai na parte superior já congelado e pronto para ser pesado e empacotado nas embaladoras.

Tipos de Tracionamento

Observando a forma construtiva do GIRO FREEZER, importante informar que existem diversos modos de tracionamento (deslocamento) do tambor central como os modelos tradicionais friction drive (com corrente e redutor excênico e a fricção mas com eixo central), side drive (com o tracionamento através de engrenagens nas laterais da esteira), direct drive (tracionamento na parte frontal da esteira) e também o modelo selfstacking (tracionado por um conjunto de corrente e redutor com a esteira autoportante ou autoempilhável que se desloca sobre ela mesma).