Kalfritec - Engenharia e Inovação em Refrigeração Industrial

Congelamento IQF – Girofreezer

Congelamento IQF - Girofreezer
Sumário

O Congelamento Individual Rápido ou Individually Quick Frozen (IQF) é um método de congelamento utilizado na indústria alimentícia com a finalidade de preservar a qualidade e frescura dos alimentos através da exposição à ventilação e temperaturas severas.

Ao contrário do congelamento convencional, onde os alimentos são congelados em massa, o congelamento IQF envolve o congelamento de cada peça ou produto separadamente, ou seja, individualmente e rapidamente.

Girofreezer

Este equipamento é formado por uma estrutura central geralmente fabricada em aço inox e uma esteira transportadora que pode ter vários níveis em forma de caracol. Esta esteira faz o percurso em forma de espiral, helicoidal, daí o nome Túnel Espiral ou Túnel Helicoidal.

O girofreezer promove o congelamento individual rápido, eficiente e com o menor custo em comparação com os túneis estáticos pois, além de não haver abertura de portas frequentemente para retirada dos carrinhos de produtos, existe uma dinâmica maior do ar gelado sobre o produto, acelerando o processo de congelamento.

Girofreezer Inox com Esteira Inox

Produtos Congelados por IQF

Os produtos mais comumente encontrados no mercado cujo processo de congelamento foi realizado individualmente (IQF) são: cortes de frango, pescados e frutos do mar, almôndegas, hambúrgueres, pão de queijo cru, massa crua de pão francês, polpas de frutas, legumes, brócolis e grãos como ervilha, milho, grão-de-bico etc.

O produto, quando entrando na parte inferior, percorre todo o perímetro sobre a esteira e, após o tempo de retenção ou tempo de congelamento, sai na parte superior já congelado e pronto para ser pesado e empacotado.

Tipos de Esteira para Girofreezer

O tipo de produto a ser congelado é que vai determinar o tipo de esteira a ser usada no Girofreezer podendo esta ser fabricada em aço inox ou em poliacetal antiaderente. A largura da esteira e a quantidade de níveis do equipamento está diretamente ligada ao volume de produção desejado. Por exemplo: para o congelamento de 1.000 kg/hora de pão de queijo cru utiliza-se a esteira em poliacetal antiaderente com 600 mm de largura e o Girofreezer poderá ter aproximadamente 18 (dezoito) níveis; já para o congelamento de 3.500 kg/hora de frango a passarinho, a esteira mais comum a ser utilizada é a fabricada em aço inox com uma largura aproximada de 900 mm e poderá ter perto de 30 níveis.

Tipos de Tracionamento do Girofreezer

Observando a forma construtiva do Girofreezer, importante informar que existem diversos modos de tracionamento (deslocamento) do tambor central, onde destacamos os modelos tradicionais (com corrente e redutor excêntrico ou com eixo central), side drive (com o tracionamento através de engrenagens nas laterais da esteira), direct drive (tracionamento na parte frontal da esteira) e também o modelo selfstacking (tracionado por um conjunto de corrente e redutor com a esteira autoportante ou autoempilhável que se desloca sobre ela mesma).

Isolamento, Câmara ou Isopainel

O Girofreezer (estrutura central e esteira) juntamente com o bloco evaporador (bateria de tubos, célula de aletados e ventiladores) ficam enclausurados em uma câmara de painéis frigoríficos fabricados com chapas duplas de aço na cor branca ou de inox, revestidas internamente com isolantes como PIR ou PUR. Este enclausuramento também chamamos de câmara frigorífica.

Isolamento e base de apoio
Isolamento em PIR ou PUR

Bloco Evaporador

Didaticamente, o frio produzido pela sala de máquinas é direcionado para o bloco evaporador (bateria de tubos, aletado e ventiladores), que recebe o fluido resfriado e expande através da válvula de expansão e evapora, removendo o calor do ambiente e do produto O ar gelado produzido é soprado pelos motoventiladores diretamente sobre o produto, que, transitando pela esteira, congela rapidamente. O bloco evaporador pode ser fabricado com aletas de alumínio e tubos de inox ou cobre, a depender da aplicação.

Tipos de Gases Utilizados no Congelamento IQF

Quando falamos no congelamento IQF, claro, precisamos compreender que é fundamental produzir o frio e submeter o produto ao frio para que, em determinado tempo no qual este produto passa na esteira (tempo de retenção), congele.

Neste sentido, os gases mais utilizados nos frigoríficos para promover o congelamento individual rápido IQF, geralmente são a Amônia (Nh3), o Freon (mistura de gases, como R404 ou R507), o CO₂ e em poucos casos o nitrogênio N₂. A escolha de cada um destes gases também é um fator importante, pois cada um apresenta um custo final, sendo que o custo com N₂ é muito desproporcional em relação aos demais gases. Desta forma o uso do N₂ (criogenia) é muito usado em produtos de valor agregado muito alto, isto é, um produto de baixa produção e valor alto de mercado. Desta forma, para os produtos populares fica impossível utilizar a criogenia.

A temperatura negativa produzida na sala de máquinas pelos refrigerantes comuns (amônia ou freon) para efetivar o congelamento IQF geralmente fica em torno de – 40º C chegando a -28 a -30º C na câmara ou no Girofreezer. Já a temperatura final de congelamento dos produtos de proteína animal, pães, frutas etc. fica perto de -18 a -20 °C no núcleo.

Sala de Máquinas – Compressores Nh3

Investimento no Girofreezer

As dimensões da área da câmara, o tipo de produto, a produção esperada, a temperatura de entrada e a temperatura de saída desejada podem interferir no tamanho do equipamento e, claro, no volume total do investimento.

Com o processo de congelamento IQF o produto terá uma melhor textura, sabor, cor, com maior valor nutricional em comparação com o congelamento convencional, além de ter uma vida útil mais longa, podendo ser armazenado por mais tempo sem ter sua qualidade comprometida.

A KALFRITEC oferece, dentro do processo de congelamento IQF ou Congelamento Individual Rápido, todos os equipamentos já comissionados, ou seja: projeto, execução, interligação e startup “chave na mão” do seu Girofreezer com todas as garantias e com o melhor custo-benefício.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Kalfritec Refrigeração Industrial
Kalfritec Refrigeração Industrial

A Kalfritec está sediada em Joinville, a maior cidade do estado de Santa Catarina e importante polo industrial e tecnológico. Atua comercialmente em todo o Brasil e parte da América do Sul.